É pela natureza impactante e as paisagens que remetem a cenários míticos no melhor estilo Senhor dos Anéis que há quem compare as belezas do Parque Nacional do Itatiaia à Nova Zelândia. A diferença inegável entre os dois, porém, é que o PNI está logo aqui.
Situado no coração da Serra da Mantiqueira, ele abriga um dos mais preservados pontos de matas guardiãs de diversidade da região – é um dos últimos refúgios de mata primária de Mata Atlântica no país.
Suas montanhas cinzas contrastam com o colorido das quase 500 espécies de plantas e flores que se exibem com graça durante todo o ano. Vermelho, rosa, amarelo, azul – há todo um arco-íris nesse, que foi o primeiro Parque Nacional fundado no Brasil. A fauna ali também é cheia de surpresas e, não raro, passeiam sem timidez onças, lobos, iraras, tamanduás-bandeira e jaguatiricas.
As trilhas do Parque se espalham pelas partes baixa e alta, onde os picos das montanhas têm fama – Agulhas Negras e Prateleiras são as grandes estrelas. Ali, o que nos toca é a visão da transformação: conforme vamos subindo, a vegetação vai ganhando novos padrões, os troncos vão diminuindo, as gramíneas vão tomando o solo e a neblina vai se alastrando.
As expedições pelo parque são especiais e nos permitem entrar em contato com o que nos é mais sublime: a natureza, suas particularidades e as surpresas que encontramos no topo.