Há quem não aguente ficar longe da água, esse elemento que faz fluir, purifica, energiza e nos mantém vivos. Os mistérios do mundo submerso lançam chamados, parecem querer nos inundar de sabedoria e surpreender com tamanha beleza. Não à toa pessoas se locomovem anualmente para se aventurar em mergulhos por cada canto do planeta.
Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um destino especial para quem cultiva esse interesse e paixão. O privilégio é que ele fica a um piscar de olhos daqui! Nesse pedaço do Cerrado, os mergulhos são feitos na água doce com muita responsabilidade. Por lá, “preservação” é uma palavra que sai do plano teórico e é vivido na prática.
No transparente Rio da Prata as piraputangas e outras espécies de peixes coloridos são captados com uma nitidez absoluta. Na nascente do Rio Formoso a água que brota do solo levanta a areia e cria pequenas e impressionantes erupções submarinas. Debaixo d’água das grutas e cavernas, o que surpreende são as formações calcárias.
Bonito leva esse nome por um motivo. Na terra ou na água a região nos proporciona experiências de uma riqueza que, certamente, nos preparam para o maior dos mergulhos: o interno, no qual desvendamos os nossos próprios mistérios.