Mangiare la pasta a New York

Compartilhe este conteúdo:

A cidade de New York é uma das mais habitadas por imigrantes italianos, assim como o Estado. Não por menos, a influência da culinária advinda de lá se disseminou.

History & Uptown
A maioria dos estrangeiros italianos veio do sul da Itália, processo esse iniciado por volta de 1860, apesar do boom ter ocorrido até 1930. Eles alimentaram a mão de obra de base de cidade e hoje nos deliciamos com sua cultura enraizada. Na seleção de uptown, não deixe de ir ao célebre Sant Ambroeus, ele conta com mais duas unidades (Soho e West Village), embora a elegância prevaleça na unidade da Madison Av. A marca vem de Milão, aonde é conhecida por sua pâtisserie (indispensável a tortinha de pistache). Em New York, essa unidade tem um café e um apurado restaurante ao fundo; destaque também, por sua proximidade ao museu MET Breuer.

Sant Ambroeus
Sant Ambroeus

Downtown – Big Parties
O Brasil, como um país latino e cheio de bossa, aprecia mesas cheias e volumosas, semelhante aos italianos. Boas pedidas para big parties são o Café Altro Paradiso, do chef Ignacio Mattos – mesmo dono do restaurante Estela – e o Il Buco Alimentari e Vineria. O primeiro, Café Altro Paradiso, tem um ambiente mais moderno e jeitoso. Adjacente as lojas do Soho, ele pode ser parada certeira por estar sempre aberto e, mesmo com menu reduzido (entre almoço e jantar), nunca decepciona. A sazonalidade dos ingredientes faz Ignacio Mattos alterar o menu de tempos em tempos, sendo apenas mais um indicativo do sabor a se apreciar.
Já o segundo,  Il Buco Alimentari e Vineria, em um ambiente casual com toques rústicos, tem pães feitos lá, sem contar os gelatos no verão. O menu busca ser simples, mas aguçado no paladar, com métodos tradicionais de cozinhar, sem deixar as origens ou os produtores locais e selecionados a dedo de lado – outro plus são as mesas na calçada, na agradável Great Jones St.

Café Altro Paradiso
Café Altro Paradiso

Downtown – Small Parties
A cidade, apesar de abastada em opções de restaurantes, tem uma demanda elevada; o Via Carota é a prova viva disso. Próximo de lojas de rua, no simpático bairro de West Village, está esse restaurante com ambiente descontraído e pratos com sabor de alto padrão. Sempre cheio e sem reservas – nada que chegar cedo não resolva – agora ele conta com o Bar Pisellino logo em frente, dos mesmos donos, perfeito para passar o tempo de forma produtiva.
Menor em espaço e quase escondido está o Cotenna, um wine bar com um dos melhores carbonaras da cidade. Do mesmo grupo há outros restaurantes próximos dalí, ainda que nenhum tão aconchegante para se sentar no bar para um encontro casual ou consigo mesmo.

Bar Pisellino
Bar Pisellino

When in Brooklyn
Por fim, mas definitivamente não menos importante está o Romans. Localizado em uma rua recheada de outros restaurantes em uma região bastante residencial, lá está ele. É para quem gosta de experiências fora do óbvio, com cardápio inspirado na Itália e no conceito farm-to-table, o que faz com que o menu se altere diariamente. O local tem um ar romântico, com luzes baixas, porém o alto da noite certamente se dará pelos pratos lá servidos; Buon
appetito!

Romans
Romans

Serviço:

Sant Ambroeus 1000 Madison Ave, New York, NY 10021, United States
265 Lafayette St, New York, NY 10012, United States
259 West 4th Street, New York, NY 10014, United States

Café Altro Paradiso 234 Spring St, New York, NY 10013, United States

Il Buco Alimentari e Vineria
 211 Waverly Pl, New York, NY 10014, United States

Via Carota 51 Grove St, New York, NY 10014, United States

Bar Pisellino 52 Grove St, New York, NY 10014, United States

Cotenna 21 Bedford St, New York, NY 10014, United States

Roman’s 243 Dekalb Ave, Brooklyn, NY 11205, United States

Conteúdo Relacionado