Localizada no Estado de Queensland, no noroeste da Austrália, a Grande Barreira de Corais fica bem distante do Brasil. Mas, se tem uma viagem que oferece recompensas incríveis é essa. Patrimônio da Humanidade, por ser considerada uma das maiores criações da natureza, tem mais de dois mil quilômetros de extensão, três mil recifes de corais e 900 ilhas – e ainda pode ser vista do espaço. Agora, imagine como pode ser mágico ver tudo de pertinho aproveitando cada atração em uma temperatura de mais 25º C, ou seja, tão quente quanto nos nossos verões. Casa do peixe-palhaço Nemo, popularizado pela Pixar, da Disney, é repleta de cenários paradisíacos que podem ser explorados de diferentes maneiras. A seguir, a Copastur Prime indica algumas delas, incluindo hotéis em ilhas paradisíacas, para você se inspirar enquanto planeja a viagem.
Relaxe em uma das praias mais lindas do mundo
A Whitehaven Beach, no arquipélago de Whitsundays (formado por 74 ilhas), quase sempre é listada entre as dez mais bonitas do mundo. Por que? Composta por uma grande quantidade de sílica, a areia é extremamente branca, limpa e fininha. E mais: suas águas cristalinas exibem tons estonteantes que vão do azul-turquesa ao esmeralda e safira em contrate com a vegetação tropical. Para chegar, basta fazer uma pequena viagem de barco ou um curto voo de helicóptero ou hidroavião. Se quiser passar à noite por lá, é possível fretar um iate e transformar a Whitehaven em uma praia particular.
Se preferir, se hospede no Hayman Island, um resort localizado na ilha de mesmo nome que também fica no mesmo arquipélago. Santuário privado, perfeito para viagens em família e lua de mel, oferece acomodações elegantes e espaçosas com vistas para o chamado “Mar de Coral” ou para jardins maravilhosos.
Ou vá mais fundo
Passe um dia mergulhando em águas calmas e profundas ou explorando cavernas submersas. Afinal, você estará na maior formação viva do planeta. Lá existem mergulhos para todos os níveis: desde quem ainda não sabe nada até para quem é mais experiente, em busca de naufrágios, por exemplo. Se for o seu caso, o navio SS Yongala, que afundou em 1911, pode ser explorado calmamente. De qualquer forma, você ficará encantado com um impressionante mosaico de cores formado por 1,4 mil variedades de corais e 1,6 mil espécies de peixes de todas as cores que possa imaginar. Os melhores mergulhos acontecem do lado de fora da barreira, no Mar de Coral. Mas, para isso, é preciso embarcar em viagens de 4 a 6 dias e dormir a bordo de uma embarcação. Se quiser, pode passar o dia mergulhando nos chamados “boomies”, os corais internos, como os encontrados em Abrolhos, no Brasil.
Fique de frente para uma arraia
Com seus 2.650 metros quadrados, o recife artificial Daydream abriga 140 espécies de peixes e 83 de corais. Entre os animais mais curiosos estão as arraias gigantes. O melhor? Com a ajuda de biólogos marinhos você pode ficar cara a cara com elas, aprender mais sobre o seu ciclo de vida e, inclusive, como tratar pepinos e estrelas-do-mar, entre outros animais.
Flutue
No Lizard Island, resort do grupo Luxury Lodges of Australia, localizado em outra ilha paradisíaca de mesmo nome, você pode fazer passeios de barco a vela, ótimos para mergulhar mais um pouco do jeito que quiser. Afinal, as 24 praias exclusivas da ilha guardam estruturas marinhas vivas, algumas únicas da região, imperdíveis de se ver. Ao se hospedar, todos os quartos, suítes e vilas têm vista para o mar. Ou seja, sinta-se quase que literalmente hospedado na própria Grande Barreira de Corais.
Observe tudo do alto
Quer ver a beleza incrível do céu? Os profissionais do Qualia Great Barrier Reef podem ajudar você a fazer um voo de helicóptero com a possibilidade de mergulhar nas águas tropicais quentes da isolada ilha de Hamilton, onde fica o hotel. Com uma tranquilidade reconfortante, o tempo parece parar por lá. Ou sobrevoar o curioso coração da Grande Barreira de Corais.
Sim, uma parte do coral forma um coração perfeito que é visualizado do alto em meio as águas. Um espetáculo! Voar de asa-delta, contando com a ajuda de instrutores experientes na hora do salto, é outra ótima opção. A única coisa que você tem a fazer é apreciar a vista aérea incrível. Na volta do passeio, aproveite para relaxar com os tratamento disponíveis no spa do hotel, como a Bularri Yarrul, uma massagem feita com pedras aquecidas de mais de 300 milhões de anos.