Cannes é puro glamour. Mas, não é só porque ela fica na sofisticada Riviera Francesa (sul da França), a Côte d’Azur ou “Costa Azul” do mar Mediterrâneo, com suas águas de tons deslumbrantes. A cidade é a segunda maior do país em número de hotéis e restaurantes estrelados depois de Paris, abriga belezas naturais e históricas, exibe cenários tipicamente hollywoodianos e, claro, alguns dos eventos mais importantes do mundo. Entre eles, o Festival de Cannes, a vitrine mundial de lançamentos do cinema (17 a 28/5), e o Festival Internacional de Criatividade, também conhecido como Cannes Lions (17 e 24/6). E mais: ainda reúne celebridades que desfilam pelo tapete vermelho e agitam a região sempre no comecinho do verão europeu. Se você pretende participar desses eventos ou somente passar férias por lá, anote as nossas dicas:
[1] COMER E BEBER
Quer comer como um francês? Vá ao L’Affable, um restaurante que serve a autêntica comida de bistrô ou ao La Petite Maison de Nicole, no elegante hotel Le Majestic. Já, o Da Laura, exala os aromas da Itália (país cuja fronteira fica bem perto) com massas frescas, presuntos curados e um vasto cardápio de sobremesas. Para provar os melhores drinks da cidade, o tradicional bar do hotel Carlton é parada obrigatória.

Agora, se quiser conhecer um dos pontos mais elegantes de toda a Côte d’Azur, programe um almoço à beira mar no Eden Roc, restaurante do Hotel du Cap-Eden-Roc, que fica em Antibes, a 15 quilômetros de Cannes.
[2] NOITE DE GALA

É justamente no Hotel du Cap-Eden-Roc que acontece o aguardado baile (e leilão beneficente) da amfAR, fundação beneficente que angaria fundos para pesquisas de combate à Aids, desde 1993. O evento reúne celebridades sempre durante o Festival de Cinema. Reservar um convite é uma oportunidade imperdível para circular entre famosos do mundo da moda, das artes e do cinema.
[3] FESTAS E CLUBES

Se ainda tiver ânimo para aproveitar a noite local, dois lugares se destacam. O clássico Club By Albane, no terraço do hotel Marriot, que reúne dezenas de celebridades (e, por isso, as festas não são lá muito acessíveis), e o La Mano, que fica no lindo Hotel 3.14 Cannes e toca música latina para um público jovem e animado.
[4] COMPRAS

O Boulevard de La Croisette continua sendo a melhor opção, já que é um luxuoso shopping a céu aberto que abriga boutiques, restaurantes e hotéis estrelados e, também, o Palais des Festivals, onde acontecem os maiores eventos. Endereços lendários como o do hotel Martinez ficam por ali. Dica: preste atenção na beleza das flores que colorem a avenida e dê uma parada no Café Armani, conhecido por servir bons coquetéis.
[5] A MELHOR VISTA
O que não falta em Cannes são paisagens deslumbrantes. Do Boulevard de La Croisette mesmo dá para observar os barcos ancorados nas águas azul-turquesa do Mediterrâneo.

A praia em frente ao Le Majestic, bem perto do Palais des Festivals, também é dona de uma paisagem de tirar o fôlego. Aliás, durante o Festival de Cinema, a escadaria do hotel em estilo Art Déco vira palco das fotos mais compartilhadas nas redes sociais. Isso porque já virou tradição eternizar o “look” naquele lugar.
[6] PASSEIO ROMÂNTICO
Le Suquet você pode mergulhar no lado mais antigo da cidade, tanto que o lugar, cheio de ruelas estreitas, ladeiras, lojas, ateliers e restaurantes charmosos e museus é conhecido como “Vieux Cannes” ou “Cidade Velha”.

O Musée de la Castre reúne coleções artes primitivas de vários países e muitos outros objetos encontrados na mar da Côte d’Azur.
[7] VISITE UMA ILHA

Em um passeio pelo arquipélago das ilhas Lérins, na de Saint–Marguerite, a 20 minutos de barco de Cannes, você pode ver praias lindas, fazer um tour de bike ou visitar o Museu do Mar e o Fort Royal, onde esteve preso o personagem de Leonardo DiCaprio no filme “Homem da Máscara de Ferro”, de 1998. Já na Saint-Honorat, distante 30 minutos de barco, você é recebido por monges e pode provar os vinhos produzidos por eles.
[8] MUSEU PICASSO

O passeio pelas ilhas também pode incluir uma visita ao belo Museu Picasso, que fica em um castelo em Antibes, entre Cannes e Nice, outra cidade da Côte d’Azur. Joia da arquitetura, abriga mais de 240 trabalhos de Pablo Picasso, muitos feitos lá mesmo pelo pintor.
[9] PASSE NO MERCADO
Mesmo que não pretenda levar para casa frutos do mar, pescados frescos ou produtos Provençais vale passear pelo Marché Fortville.

É uma ótima pedida para experimentar produtos típicos como o socca, uma espécie de crepe feito com farinha de grão-de-bico.
[10] EXPLORE A RIVIERA FRANCESA
Quando quiser escapar das multidões que invadem Cannes durante os eventos, você pode dar uma passada em Mônaco e conhecer o famoso Cassino de Monte Carlo e se encantar pelas construções antigas de Nice ou visitar as Vila dos Perfumes em Grasse.

Em Saint-Tropez, aproveite para passar a tarde na Cabane Bambou, um lugar rodeado de bambus com um menu sazonal delicioso oferecido pelo chef Jean-Luc Tournon. O clima é boêmio e o cenário é um dos mais belos do Mediterrâneo.