Se o seu objetivo for fugir do verão arrasador fora de época e encarar montanhas nevadas, então seu destino é Aspen, nos Estados Unidos.
Aspen é uma das cidades mais famosas para quem procura o turismo de neve, e esta notoriedade tem seus motivos: a região é muito bonita, o clima do Colorado é muito conhecido por seu céu azul ensolarado, com poucos dias de chuva no inverno – e isso passou a atrair muitos visitantes que queriam conhecer e curtir esse vilarejo no meio das montanhas.
O seu nome vem da árvore típica da região – Aspen – e as montanhas são cobertas de bosques dessa vegetação, algo realmente encantador – e que exala um perfume único. Esquiando em Aspen você sentirá esse odor perfumado o todo o tempo.
Qual é o verdadeiro segredo de Aspen? São vários: boa gastronomia, hotéis de luxo, grifes exclusivas, celebridades e a neve que cai macia como em nenhum outro lugar do país.
Aspen – tudo no meio do nada
Ao pé das Montanhas Rochosas, no Estado do Colorado, a cidade de Aspen, com 8 mil habitantes, oferece tudo aos seus visitantes embora esteja localizada no meio do nada.
Aspen mistura civilização e natureza, agito e calmaria, riqueza econômica e hospitalidade, portanto são vários os motivos que fazem essa cidade lotar de viajantes.
Mas o maior motivo para atrair tanta atenção cai do céu: é a neve local, chamada powder. Leve como pluma, chega em flocos tão finos que as pistas se tornam um carpete macio – e a cidade se transforma em uma das melhores estações de esqui do planeta.
A cada temporada, uma média de 100 mil viajantes desembarcam no charmoso vilarejo em busca de diversão e muita adrenalina.
O que fazer em Aspen
A cidade fica a 360 quilômetros de Denver, a capital do estado, e, apesar de ser tão famosa e receber viajantes de todo o mundo, continua sendo uma vila pequena, com arquitetura típica dos lugares de montanha e um lugar aconchegante e charmoso.
Em Aspen você encontrará hotéis e pousadas de todos os níveis, um grande número de restaurantes, bistrôs, casas de chá, bares, clubes noturnos, lojas de grife, galerias de arte, lojas de decoração, museus, e locais históricos para visitação.
Uma das razões de sua fama vem do fato de ser um dos destinos mais procurados por ricos e famosos para suas férias (tanto no inverno quanto no verão, pois a região é linda em qualquer época do ano), com artistas famosos andando nas ruas e curtindo suas casas.
Ski e snowboard em Aspen
As montanhas de Aspen são divididas em quatro níveis:
- Aspen Mountain, com paisagens de tirar o fôlego;
- Snowmass, o paraíso das crianças, reconhecida como uma das melhores áreas de esqui para a família;
- Highlands, para quem já tem experiência na neve;
- Buttermilk, sede do ESPN Winter X Games e recomendada para esquiadores e snowboarders iniciantes.
A área toda é ligada por um sistema de ônibus circulares grátis – os shuttle – e todas elas possuem, uma enorme área esquiável e características distintas :
- Aspen Mountain, também conhecida como “Ajax”, aos pés de qual está Aspen Village; com 76 pistas e diversas áreas de fora-de-pista. Não tem áreas de pistas para iniciantes – as pistas são todas vermelhas, pretas ou double-blacks.
- Aspen Highlands, a cerca de 4 km do centro de Aspen Village; muito utilizada pelos “locais”: tem 118 pistas, a maior parte delas de dificuldades média/alta e alta. Ao pé da montanha, um pequeno povoado, com casas, resort e algum comércio.
- Buttermilk, a 8 km do centro; uma montanha especialíssima para iniciantes, com 44 pistas – a maior parte delas verdes e azuis, permitindo aos begginers esquiarem desde o topo até à base, algo muito raro no mundo da neve. Algum resorts ao pé da montanha, e comércio básico.
- Snowmass, a 14 km do centro, uma montanha enorme, com grande área esquiável e 94 pistas para todos os gostos e níveis de habilidade dos esquiadores e snowboarders. Na região, diversos condomínios de residências, resorts espalhados pela montanha e um pequeno centro comercial na base.
Aspen é sempre incrível não importa o que você faça por lá. Então quando for me conta!