Você também acha que a Colômbia é um destino perigoso? Então esqueça completamente essa ideia! Saiba que, nos últimos anos, o governo tem trabalhado fortemente para mudar essa imagem e proporcionar mais segurança para o viajante.
Essa fórmula tem dado certo desde o antigo slogan do país: o perigo é você querer ficar, até os relatos mais recentes de viajantes que se aventuraram por lá.
Por isso, Bogotá tem se tornado um destino cada vez mais interessante para quem gosta de conhecer belas e agitadas metrópoles.
Bogotá atualmente é um grande ponto de partida de voos para toda a América Latina e Caribe, mas a ideia aqui é extrapolar essa fronteira e oferecer um roteiro de pelo menos quatro dias na cidade, assim você poderá conhecer o que essa capital tem de melhor a oferecer.
Mas atenção, Bogotá fica a 2.600 metros acima do nível do mar, então vá com calma e pegue leve ou seu corpo vai ficar um pouco cansado.
O que fazer
Dia 1:Comece seus dias em Bogotá circulando pela Zona Rosa, um bairro charmoso que concentra diversos bares, restaurantes e lojas descoladas. Siga para o Parque de la 93, um misto de parque, prédios modernos, cafés interessantes.
Não resiste a um bom roteiro de compras? No finaldo dia, visite o Shopping El Retiro, um dos mais novos e bonitos da cidade e que concentra grifes mundiais e locais.
Dia 2: No segundo dia, visite a Candelária, região histórica da cidade, toda construída ao estilo colonial e barroco espanhol. É lá que você vai encontrar os principais cartões postais da cidade: a praça Simón Bolívar, a estátua do próprio e importantes prédios históricos como a Catedral Primada e a Capela do Santíssimo Sacramento.
Dia 3:O Museu do Ouro merece toda a sua fama. Dono de um acervo impressionante de mais de 55 mil peças, as obras pré-hispânicas todas trabalhadas em ouro são de encher os olhos. É um passeio enriquecedor e inesquecível.
Suba as ladeiras em direção ao Museu Botero, eu garanto que o esforço vai ser recompensado pelo riquíssimo acervo do museu. Além das obras do emblemático artista colombiano, você também encontrará peças de outros artistas consagrados como Salvador Dalí, Monet, Chagall e Miró.
Não deixe de conhecer o Centro Cultural Gabriel Garcia Marquez, espaço dedicado a um dos nomes mais importantes da literatura internacional, e aproveite para se esbaldar na livraria e no café que ficam lá dentro. Mesmo quem não é assim tão ligado em literatura vai adorar o lugar.
Dia 4:Procurando um programa diferente? Então siga até Usaqués, região onde acontece o famoso mercado de pulgas de Bogotá, sempre aos domingos. Você vai encontrar muitas barraquinhas com artesanato local e comidas típicas. Imperdível!
Você gosta de conhecer as cidades do alto? Então que tal pegar o teleférico em direção ao Cerro Monteserrate? Essa região, um dos principais pontos turísticos de Bogotá, vai proporcionar a você uma bela vista de toda cidade.
A famosa Catedral de Sal
Se tiver uma brecha na agenda, reserve meio dia para conhecer a Catedral de Monserrate em Zipaquirá, também conhecida como a Catedral de Sal, uma das atrações mais visitada do país. Ela fica a 45 quilômetros de Bogotá e, por isso, é importante agendar um táxi de confiança para te levar até lá.
Em um trajeto de dois quilômetros você vai acompanhar as 14 estações do calvário de Cristo.Estas encenações, todas talhadas em sal, vão se enterrando de forma mais profunda no solo como representação das quedas que Jesus Cristo sofreu no caminho da crucificação.
A cruz principal, situada atrás do altar, tem 16 metros de altura e é considerada a mais alta do mundo debaixo da terra, segundo explicam os guias turísticos do templo.
Eu disse que Bogotá é uma cidade fantástica! A gastronomia é muito rica, as atrações são interessantes e o povo é muito gentil com os visitantes. O que está esperando? Vamos nessa? O destino vai te surpreender.