Existe uma frase de Mark Twain que cai como uma luva para quem gosta de conhecer o mundo: viajar é fatal para o preconceito, a intolerância e as ideias limitadas. O que isso quer dizer? Que viajar abre nossos horizontes e nos torna mais sensíveis diante das possibilidades do mundo.
Porém, para viajar de verdade não basta apenas fazer as malas e carimbar o passaporte. É preciso também ter atitude para compreender que nosso planeta é rico em diversidade.

Então que tal aproveitar a possibilidade de desbravar os quatro cantos desse planeta para abrir a sua visão de mundo? Agora é a hora de se organizar e viver na pele essa situação que pode impactar a sua forma de ver a vida como um todo.
A gente te dá algumas dicas de como fazer isso e transformar sua próxima viagem em uma experiência de vida. Dá uma olhadinha!
-
Fale com desconhecidos
Essa é a melhor maneira de conhecer uma cultura: conversar com pessoas de diferentes nacionalidades. Quando você está em solo estrangeiro, isso é ainda mais importante e permite descobrir mais sobre os costumes e até o idioma local. Uma verdadeira aula viva!
-
Baixe a guarda
Esqueça todos os preconceitos que você tinha antes de embarcar e encare o próximo destino como se fosse o último. Viajar é justamente aquele momento que você tem para se expor ao novo, conhecer e aprender a aceitar quem é diferente.
-
Seja curioso
Para as crianças, o mundo sempre parece ter novidades incríveis. Qualquer passeio para elas já é uma oportunidade de desbravar novas terras e viver uma grande aventura. E viajar é voltar a ser criança. Deixe-se guiar pela curiosidade e encontre novas experiências pelo caminho sem medo de ser feliz.

-
Diga sim
O mundo é pequeno demais para dizer não. Mais do que uma palavra, “sim” é também uma atitude de estar aberto para novas experiências. Aceite aquele convite maluco de última hora, diga sim para uma festa com as pessoas que você acaba de conhecer e tope fazer aquela trilha – porque às vezes só há uma oportunidade de dizer sim!
-
Compartilhe sua experiência
Lembre-se de todas as pessoas inspiradoras que você conheceu pelo caminho. De tudo que aprendeu e das barreiras que foi, aos poucos, deixando de lado. Compartilhar as suas descobertas é também uma maneira de inspirar outras pessoas a encarar uma jornada como a sua e (porquê não?) se abrir para entender a diversidade do mundo.
-
Viva o presente
Nossa mente, tão acostumada a ruminar o passado e tentar antecipar o futuro com preocupações inúteis, não consegue escapar do presente quando o que estamos vivendo é novidade. Sim, todos os sentidos são acionados para absorvermos o máximo daquela nova experiência e, neste sentido, quanto mais diverso for a paisagem e a cultura local, melhor!

-
Arrume tempo para pensar
A rotina nos deixa tão atrelados às atividades que nem sempre temos um tempo para nós. Essa é a hora para reavaliar suas ações, repensar em sua vida ou apenas ficar de papo para o ar sem muitas responsabilidades. Esse afastamento permite que se veja um quadro maior do que estamos vivendo e de nossas escolhas.
-
Agradeça à sua vida
De longe tudo fica com um visual amplo. As verdades aparecem e as dúvidas podem ser sanadas. Consegue enxergar que linda vida você tem? Então, agradeça por tudo que passou, por todos a sua volta e por tudo que virá.
Essa experiência mudará completamente sua vida. É um conhecimento particular que você adquirirá e ficará com ele para o resto de sua vida.