Viajar desacompanhado tem suas vantagens, mas existem, naturalmente, algumas situações e obstáculos a superar – alguns mais previsíveis do que outros. Aqui estão alguns conselhos que podem ajudar os viajantes solo a resolver seus dilemas e ter uma viagem feliz e tranquila sem um acompanhante
- Cuidados com a bagagem
Tenho certeza de que você conhece bem a regra de ouro de nunca tirar os olhos da sua bagagem, mas quando se viaja sozinho, fica realmente complicado ter o máximo de cuidado com as suas malas enquanto se vai ao banheiro ou ao pegar o transporte público. Essa é uma das dificuldades mais irritantes de quem viaja sem companhia.

Uma maneira de resolver esse dilema é usar o banheiro logo após o desembarque e antes de tirar a sua bagagem da esteira. Em último caso, procure um banheiro para deficientes que não esteja sendo utilizado, pois assim você terá condições de levar a bagagem com você sem grandes dificuldades. Mas seja breve, afinal essa é uma situação de emergência.
Se você precisa dar uma passada no toilete durante uma viagem de trem ou ônibus, procure fazer isso logo depois de sair de uma parada, assim é possível reportar qualquer roubo se for o caso. Guardar a mala dentro do bagageiro numa posição complicada e difícil de mover também pode fazer com que seja mais complicada a tentativa de roubá-la.
- Tirar fotos de si mesmo
Se você não tem habilidade ou não gosta de fazer selfies, o jeito é entregar a sua câmera a alguém que se ofereça para tirar uma foto sua. E essa é uma situação um pouco preocupante se você estiver viajando com um equipamento caro.

Uma maneira de resolver isso é procurar por alguém que tenha uma câmera melhor do que a sua! Com certeza essa pessoa não vai ter interesse nenhum em roubar a sua máquina e, o melhor de tudo, ela provavelmente vai saber como tirar uma foto decente.
- Passar protetor solar
A menos que você seja uma pessoa extremamente flexível, sempre vai ficar aquele pedacinho bem no meio das suas costas onde você não consegue alcançar para passar o protetor solar. Pedir a um estranho que faça isso por você é uma solução um pouco estranha, então o jeito é passar o protetor antes de sair do hotel para evitar ficar se contorcendo em público. E, uma dica, protetores em sprays são bem mais fáceis de passar do que em creme.

E procure aplicar um produto com FPS alto e proteção de longa duração para garantir que você não tenha que passar por todo o calvário novamente enquanto está fora – algumas marcas garantem proteção o dia inteiro.
- Jantar sozinho
Chegar em um restaurante e dizer “Mesa para um, por favor” é um pouco desconfortável quando você não está acostumado, mas jantar sozinho é algo que você vai precisar encarar. Muitas pessoas que viajam sozinhas costumam enfiar a cara em um livro ou revista na hora das refeições, mas isso pode afastá-lo da possibilidade de conversar e conhecer pessoas novas.

Use essa situação como uma oportunidade para colocar seu diário de viagem, seus projetos ou emails em dia. Manter-se ocupado não só irá ajudá-lo a evitar olhares de pena, mas também vai deixar a porta aberta para uma conversa com garçons curiosos ou outros clientes.
- Ser enganado pelos locais
Não é incomum para quem viaja sozinho (especialmente as mulheres) ser alvo de golpes, pois as pessoas acham que por estar desacompanhado, você é um alvo fácil. Exercite suas habilidades de barganha e negociação antes de viajar, e utilize uma linguagem corporal forte e confiante. Seja charmoso e educado num primeiro momento, sorria para tentar apaziguar a situação, mas se os problemas continuarem, afaste-se e encontre o que procura em outros lugares.

Se você estiver numa situação da qual não pode sair facilmente, como a cobrança de taxas inexistentes, por exemplo, fique firme e comece um escândalo. Você pode até ter que exagerar um pouco, mas às vezes essa é a única maneira de evitar ser enganado.