Portofino, na Itália, é uma pequena vila de pescadores e estância turística italiana localizada no Mar Mediterrâneo, na província de Gênova, na Riviera italiana. Foi fundada pelos romanos, que primeiro chamaram o lugar de “Portus Delphini”, por causa dos golfinhos que habitavam a área.
Famosa por seu porto esplêndido e pelos seus pontos turísticos, a cidade é frequentada por muitas celebridades, o que aumenta a sua popularidade.
Beleza e exclusividade na medida certa
Com o seu ambiente romântico e exclusivo, Portofino tornou-se o local perfeito para umas férias inesquecíveis. Desde a década de 50, por causa da incrível beleza da cidade, o turismo suplantou a pesca como a principal indústria da cidade e vários restaurantes e cafés foram construídos à beira-mar.
Os habitantes desenvolveram uma oferta importante e variada para os turistas, com belas boutiques especializadas em produtos feitos à mão, como cashmere, lingerie e sandálias. Portofino também é famosa por pintores e artistas locais, com suas representações das paisagens e da vida marítima.
Portofino está alinhada à beira mar com casas em tons pastel e terraços cobertos de gerânio, cercados por pinheiros e oliveiras. O porto em si é pontilhado com uma variedade de embarcações, que vão desde pequenos barcos de pesca até grandes iates.
A Piazzetta fica em frente ao porto é o melhor lugar para comer, beber ou ver as lojas de grife.

A vista do porto é pitoresca e as praias próximas, como a Paraggi, Lavagna, Camogli e Chiavari são lugares que você tem que visitar. O Castelo Brown é outro lugar importante para visitar. Este castelo é um museu que oferece uma vista fascinante do porto e do mar.
A Igreja de São Martinho, o Oratório de Santa Maria Assunta e a Igreja de San Giorgio são outros locais importantes para se visitar em Portofino.
A Igreja de São Martinho é uma igreja do século 11 e vale a pena a visita.
Turismo esportivo em um pequeno paraíso
Portofino também é um ótimo lugar para relaxar. Você pode andar tranquilamente ao redor da vila e apreciar a vista do mar. Há 20 locais de mergulho e você pode contatar as agências de mergulho locais para praticar mergulho em qualquer um desses lugares.
Se você gosta de mergulhar, o Cristo do Abismo é uma estátua de bronze submersa de cristo. Em 1954, ela foi colocada no fundo da baía de San Fruttuoso, entre Camogli e Portofino e está a 15 metros de profundidade.

O Parque Regional de Portofino tem várias trilhas para caminhadas, tanto ao longo da costa como dentro da mata, com muitas paisagens espetaculares.
A parte norte do parque é arborizada com uma variedade de árvores, enquanto que na parte sul você vai encontrar mais arvores silvestres e arbustos.
Como o litoral é muito acidentado e as encostas são íngremes em algumas áreas, a natação e a canoagem só são permitidas em alguns locais.
Gastronomia de primeira
Sendo uma cidade costeira, Portofino tem muitos restaurantes especializados em frutos do mar. Você também encontrará especialidades como o minestrone verde. Há também uma grande variedade de restaurantes cuja especialidade é o peixe, em particular o camarão e a lagosta.

Todos os restaurantes oferecem uma vasta seleção de vinhos, principalmente o tinto e o branco que você pode beber sentado a poucos metros do mar.
À noite, faça como os italianos e junte-se aos pedestres ao lado do porto, parando para um sorvete em uma das barracas na Piazzetta. O bar mais legal da orla é o Bar Morena Di Ugo.
Sente-se em uma das mesas com vista para o porto e peça o especial da casa, um Bellini (suco de pêssego fresco com champanhe). Em seguida, vá até o La Gritta, que é um bar flutuante e depois do jantar, você pode dançar com música ao vivo no Splendido, um elegante piano bar.