Veja o que a França ainda não te mostrou

Compartilhe este conteúdo:

Quando se fala em visitar a França, claro que a primeira cidade que vem à mente é Paris. Mas hoje falaremos sobre Colmar, uma cidadezinha francesa linda e encantadora na região da Alsácia que é um dos vilarejos mais importantes na famosa Rota do Vinho.

A Alsácia é uma região que fica na fronteira entre a França, Alemanha e a Suíça. Ao longo dos anos teve seu controle alternado entre Alemanha e França, por isso apresenta uma mistura das duas culturas. A influência alemã na arquitetura, por exemplo, é marcante.

Eguisheim na Alsácia, uma das vilas mais lindas da França |
Eguisheim na Alsácia, uma das vilas mais lindas da França

Colmar é a terceira maior cidade da região da Alsácia, depois de Mulhouse e Strasburgo e é uma das mais lindas, principalmente por causa da sua famosa `La petite Venise‘, ou melhor, a pequena Veneza. Esse local consiste em alguns canais rodeados de casas charmosas, lembrando bem a famosa cidade italiana.

O que ver em Colmar

Todas as atrações turísticas de Colmar se localizam no centro antigo, que não é tão pequeno assim,  mas que pode ser explorado facilmente a pé. Ao perambular pelas ruas do centro antigo de Colmar repare na arquitetura, nas cores e nos detalhes das casas que encantam qualquer transeunte. Por alguns momentos pensamos estar dentro de um cenário de filme ou num conto de fadas.

Uma das principais atrações da cidade é o Museu Bartholdi, casa em que Auguste Bartholdi, o escultor francês e criador da Estátua da Liberdade, residiu. E também a Igreja Gótica de San Martin, a principal igreja da cidade considerada monumento histórico francês.

Uma das casas mais curiosas da cidade é a Maison dês Tetes com várias cabeças humanas esculpidas na fachada. Ela data de 1609 e abriga atualmente um Hotel e Restaurante muito bem recomendados.

Além disso há dezenas de restaurantes que servem pratos locais como o chucrute e padarias com delícias de encher os olhos. Outra dica é dar uma passadinha no mercado central coberto onde também há ótimas opções de restaurantes e lanchonetes.

A cidade de Colmar é muito famosa também pelo mercado de Natal em dezembro onde a cidade toda fica enfeitada e consegue ficar ainda mais encantadora.

E não deixe de visitar e tirar fotos na Pequena Veneza! Existe até um passeio de barco de 30 minutos pelo canal.

Como chegar em Colmar

Muitas pessoas acabam conhecendo Colmar porque fizeram um roteiro passando também por outras cidades da Alsácia, o que é uma excelente ideia. São várias cidadezinhas e vilarejos e existe até a possibilidade de fazer a Rota do Vinho de bicicleta conhecendo todas elas.

Colmar fica há menos de 2 horas de carro de algumas das principais cidades da Suíça como Basel, Lucerne ou Zurique, então o acesso dessa maneira é bastante tranquilo.

Vista exterior de edifícios históricos e monumentos na parte antiga da cidade de Colmar
Vista exterior de edifícios históricos e monumentos na parte antiga da cidade de Colmar

Na alfândega saindo da Suíça em direção à França, normalmente não há muito controle. Mas de qualquer forma nunca esqueça o passaporte, documentos do carro e um adesivo circular com as iniciaIs CH identificando o carro como sendo de território suíço. Normalmente carros alugados já vêm com ele, mas confirme com a locadora.

É possível chegar a Colmar de transporte público a partir de Basel, também conhecida como Basileia, utilizando o trem. Há um trecho direto para a cidade. Para pesquisar e comprar bilhetes de trem visite o site da Rail Europe.

Outros pontos de visitação na Alsácia Francesa

A região da Alsácia é cheia de cidades charmosas e pequenas surpresas. Se você quiser se aventurar por lá, confira alguns pontos interessantes para visitar:

  • Castelo Haut-Kœnigsbourg: Um castelo medieval restaurado no alto de uma montanha, com uma vista incrível da região
  • Strasburgo, Eguisheim, Riquewihr, Ribeauvillé, Kayserberg
  • Friburg, na Alemanha (1 hora de carro)
  • Baden Baden, na Alemanha (1h30 de carro)
  • Basel, a Basiléia, na Suíça

Conteúdo Relacionado