Você já ouviu falar de oásis? E você achou que eles não passavam de uma miragem no deserto? Pois você está redondamente enganado! Os oásis existem, não são lendas e tampouco frutos da imaginação de quem passou tempo demais no sol escaldante.
Vamos falar sobre um lugar incrível, um oásis no meio do deserto no Peru. Confira as nossas dicas e faça já as malas para esse destino incomum.
Huacachina – um deserto entre tantos
Localizado a aproximadamente 300 km ao sul de Lima, no distrito de Ica, o deserto de Huacachina proporciona uma experiência bacana e que foge do turismo mais tradicional do Peru. Sabe aquele deserto diferentão e peculiar que é o Atacama, no Chile?
Pois então, não tem nada a ver com o deserto de Huacachina.
Huacachina é o típico areia sobre areia, exatamente como imaginamos que seja um deserto. O que não conseguimos imaginar é o quão lindo ele pode ser, ainda mais com a presença do oásis.
O oásis
No deserto de Huacachina você vai encontrar a aldeia de mesmo nome, um pequeno oásis com uma população modesta de aproximadamente uma centena de residentes permanenentes. A aldeia, aparentemente isolada, está localizada a 8km da cidade de Ica, capital da região com uma população de mais de 220.000 habitantes.
É uma vila pequenina, mas com toda infraestrutura de que você precisa: hostels, restaurantes, mercadinhos e agências que fazem passeios e alugam pranchas de sandboard. Rola um caiaque e um pedalinho no lago, e até um slackline por ali.
Construída em torno de uma pequena lagoa, Huacachina é um destino turístico popular com atividades como sandboard e passeios de buggy nas dunas de areia ao redor, que chegam a se estender por centenas de metros de altura.
Na maior parte dos dias, o clima é quente, ensolarado e seco, com muito pouca chuva. O período entre maio e agosto, no inverno da região, parece ser a alta temporada em Huacachina.
Huacachina floresceu nos anos 40 e 50 como um refúgio para a elite peruana e recuperou uma certa proeminência através de campanhas de promoção do turismo na década de 90. Hoje é um paraíso para os mochileiros e destino certo para quem curte passeios de buggy e prática de sandboard. A inusitada vila ainda é destaque na nota de 50 de Nuevo Sol, a moeda oficial do Peru.
Uma lenda local diz que a lagoa foi criada quando um jovem caçador curioso perturbou uma linda princesa enquanto ela estava tomando banho. Ela fugiu, deixando para trás a piscina de água natural, a qual se tornou a lagoa de Huacachina.
Buggy e Sandboard
Se você chegou até Huacachina, é quase obrigatório fazer o passeio de buggy nas dunas do deserto. Mesmo que andar de buggy não seja nenhuma novidade para você, aposto que você nunca andou em um como este. Ele mais parece uma toupeira gigante, e leva muitas pessoas ao mesmo tempo. Peça ao motorista para ir com emoção, e – segure-se – em alguns momentos você vai ser sentir em uma verdadeira montanha-russa!
No meio do passeio, você tem algumas paradas para fazer sandboard, mesmo que você não seja um profissional, dá pra curtir essa atividade numa boa.
Não importa qual o seu estilo, será divertido de qualquer maneira. E pode apostar que tem muita emoção aí, pois você não faz ideia do tamanho de algumas dunas que você vai encontrar!
Mesmo que você não pretenda se hospedar em Huacachina, existem hotéis onde você pode curtir um dia à beira do oásis com uma piscina, descansar numa rede e almoçar ou tomar uma cerveja no bar na área comum externa antes ou depois dos passeios no deserto. Perfeito para um passeio de um dia.