Mesmo que o motivo da viagem não seja especificamente fazer compras, é complicado resistir à tentação de trazer para casa algumas lembranças. Mesmo o turista mais desapegado acaba trazendo de volta alguns itens a mais, presentinhos para as pessoas queridas ou peças novinhas em folha para exibir no dia a dia.
Confira agora algumas feiras e mercados que são puro luxo e onde você vai perder a cabeça (e o cartão de crédito).
1. Carpet Oasis
O Carpet Oasis fica aberto durante o Dubai Shopping Festival. É um paraíso para os colecionadores, com mercadores de todo o mundo oferecendo variedade em coberturas para piso a preços acessíveis.
São milhares de tapetes e coberturas para piso exclusivos, originais, artesanais, orientais e persas, vindos do mundo inteiro. O Carpet Oasis também oferece uma grande coleção de antiguidades.
2. Deira Gold Souk, Dubai
O Dubai Gold Market é o destino favorito dos amantes de jóias. São vitrines e mais vitrines lotadas de braceletes, colares, anéis, diamantes, esmeraldas, rubis, safiras, entre outros artigos que fazem da Gold Souk um dos pontos turísticos mais conhecidos do Oriente Médio. À noite, principalmente, é espetacular.
As estimativas são de 10 toneladas de ouro passando diariamente pelo Dubai Gold Market. Pechinche com afinco e lembre-se de que o ouro é vendido por peso (consulte nos jornais o preço internacional do ouro se quiser se aprofundar no assunto), assim, você poderá barganhar com o próprio artesão.
A Feira do ouro ao ar livre de Dubai possui seguranças e todas as operações são monitoradas com rigidez. Mesmo assim, é preciso ter cuidado com furtos quando estiver em meio à multidão.
3. Dubai Global Village, Dubai
Desde seu tímido início em 1996 com pequenos quiosques vendendo produtos de diversos países às margens da baía, o Dubai Global Village cresceu, atraindo multidões. O Dubai Global Village agora é a estrela do Dubai Shopping Festival, uma grande e requintada estrutura a céu aberto que atrai milhões de visitantes.
Os imensos pavilhões de cerca de 40 países no coração do Dubai Global Village reúnem diferentes culturas do mundo, oferecendo produtos, comidas nativas e artesanato. Há verdadeiros tesouros, incluindo os fantásticos algodões da China, nozes da Síria, mel do Iêmen, tapetes do Irã, tecidos da Índia e móveis do Marrocos.
Os passeios aos parques de diversão ajudam a promover uma atmosfera de festival distinta, assim como o amplo espectro de barracas e atividades que incluem música, dança e teatro.
O Dubai Global Village é um ponto de parada obrigatória para quem quer se divertir e comprar itens exclusivos, mas prepare-se para uma longa caminhada.
4. Portobello Road Market, Londres
Não tão luxuoso, mas muito interessante para quem busca artigos de colecionador é o mercado de Portobello Road, no famoso bairro de Notting Hill, um dos muitos mercados de rua de Londres. Se você não gosta de multidão, chegue cedo, porque a partir das 10h30 de turistas e locais começam a aparecer e o lugar fica apinhado de gente.
Mas não desanime, é o mercado mais simpático da cidade. São, na verdade, três em um: no início da rua vendem-se antiguidades, no meio comida e no final roupas e outros artigos de segunda mão.
Saindo da estação de metrô Notting Hill Gate, vire à direita e siga o fluxo: todo mundo está indo para o mesmo lugar!
Os primeiros quarteirões da Portobello Road são tomados por aquelas filas de casas geminadas, algumas coloridas, a cara de Notting Hill.
A partir do cruzamento om a Chepstow Villas, começa a parte mais interessante do mercado, a feira de antiguidades. Os colecionadores se dirigem para as lojas, mas quem só quer mesmo bisbilhotar e fotografar, passeia pelas barraquinhas.