2023 marca 50 anos da morte de Picasso, um dos artistas espanhóis mais importantes de todos os tempos. Em celebração à sua história e obra, o universo das artes está promovendo uma ampla agenda com exposições, performances e eventos, espalhados especialmente pelas cidades que desempenharam um importante papel em sua vida: Málaga, Barcelona e Madrid. Pelo relevante museu Guggenheim, Bilbao também entra para a lista.
Um tour pela Espanha a partir da vida de Picasso:
MÁLAGA
Pablo Ruiz Picasso nasceu em 1881 na cidade Málaga, na Andaluzia. Apesar de não ter retornado à cidade natal depois da Guerra Civil, sempre a teve em sua memória e representou muitas das experiências de seus primeiros anos de vida em suas obras, como as cenas de tourada que desenhava ainda na infância.
Acontece:
Exposição Materia y Cuerpo – uma seleção de esculturas que mostram a diversidade de estilos que o artista usou para ampliar as formas do corpo humano.
Museo Picasso Málaga: até 10/09/23
MADRID
Na capital, um jovem Picasso ia das aulas da Academia de Bellas Artes ao Museu do Prado buscar inspirações. Lá se sentiu profundamente atraído por grandes mestres espanhóis como Velázquez e El Greco. O museu teve tanta importância para a sua vida e referência artística, que ele acabou sendo seu diretor honorário entre os anos de 1936 e 1939.
Acontece:
A cidade está repleta de exposições sobre o pintor, então escolhemos as que mais gostamos.
Exposição Picasso El Greco – foca na produção cubista de Picasso e na influência que a obra tardia de El Greco teve sobre ele.
Museo del Prado: até 17/09/23
Picasso. Lo Sagrado y lo Profano – cerca de 30 trabalhos revelam a audácia e originalidade com que o artista abordou o mundo clássico e os temas da tradição judaico-cristã.
Museo Nacional Thyssen-Bornemisza: de 04/10/2023 a 14/01/2024
Picasso 1906: La Gran Transformación – a proposta é revelar novas facetas da obra de Picasso produzida no ano de 1906, que conversam com temas de interesse atual como a construção do corpo, a diversidade cultural e o conceito de “Nachleben”. 1906 foi um ano fundamental de sua história para compreendermos como sua arte evoluiu para as ideias pré-cubistas.
Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía: de 14/11/2023 a 04/03/2024
BARCELONA
Aqui Picasso viveu de 1895 (quando tinha quase 14 anos) a 1904, tendo retornado à cidade diversas vezes mais tarde. Estes foram anos cruciais para a sua formação como pintor. A Barcelona que Picasso pintou estava começando a emergir como uma cidade moderna. Ele se integrou rapidamente nos círculos culturais de vanguarda que o levaram a criar o seu primeiro estilo pessoal: o período azul.
Acontece:
Exposição Miró Picasso – o fio condutor é a amizade entre Picasso e o artista Joan Miró, que pode ser apreciada em obras e documentos que atestam os encontros, semelhanças e divergências no campo artístico.
Museo Picasso Barcelona: de 19/10/23 a 24/02/24
Quer viver uma jornada única e inesquecível pela Espanha, mergulhando em arte, história e cultura? Fale com um consultor!