Inhotim inaugura a Galeria Yayoi Kusama

Compartilhe este conteúdo:

Segundo o próprio Instituto Inhotim, no dia 16 de julho será inaugurada sua vigésima galeria permanente, perto da Galeria Cosmococa, no Eixo Laranja do parque, dedicada à artista japonesa Yayoi Kusama (1929).

Fachada da Galeria Yayoi Kusama inhotim

O projeto arquitetônico da galeria foi desenvolvido pelos arquitetos Fernando Maculan (MACh) e Maria Paz (Rizoma), com uma área de 1.436,97 m². A proposta da arquitetura pensa não somente em um espaço protegido para receber as instalações imersivas, mas também para o seu público, trabalhando com a ideia da espera e da permanência em um espaço de convívio. Em comunicado oficial, os arquitetos discorreram: “Dada a relevância do trabalho de Yayoi Kusama e a conhecida atratividade de grandes públicos, o projeto da galeria conta com um amplo espaço de espera e preparação.

Fachada da Galeria Yayoi Kusama

Um dos grandes destaques é o paisagismo, que forma um caminho sinuoso feito de pedras que desvela a galeria ao público, perante as curvas, despertando a curiosidade de quem chega. O projeto foi realizado por Juliano Borin, curador Botânico do Inhotim, Geraldo Farias, da equipe do Jardim Botânico do Inhotim, com contribuições de Bernardo Paz.

O espaço planejado é inspirado em um jardim tropical multicolorido, com um toque de psicodelia, onde foram plantadas mais de 4 mil bromélias, que fazem uma ligação à Yayoi Kusama e sua origem japonesa, bem como aos pontinhos que se repetem incansavelmente em seu corpo de obra. A atenção aos detalhes é tamanha, que, além de todo o cuidado já mencionado, as pedras usadas nesta área externa do jardim estão apontadas para o Japão.

A artista Yayoi Kusama
A artista Yayoi Kusama FOTO: Reprodução

Obras icônicas e imersivas da artista estão presentes na galeria, dentre elas os visitantes poderão conhecer duas obras emblemáticas da artista: I’m Here, But Nothing (2000) e a Infinity Mirrored Room chamada Aftermath of Obliteration of Eternity (2009), que fazem parte do acervo do Inhotim, tendo sido adquiridos em 2008 e 2009, respectivamente, e colocam em questão as noções de permanência e fugacidade, fundindo o individual ao todo e alterando a forma como o espaço é percebido.

inhotim inaugura galeria YAYOI kasuma arteYayoi Kusama, I’m Here, But Nothing, 2000, Instituto Inhotim

inhotim galeria YAYOI kasumaYayoi Kusama, Aftermath of Obliteration of Eternity, 2009, Instituto Inhotim

Nas palavras de Allan Schwartzman, cofundador do Instituto: “A inauguração da Galeria Yayoi Kusama cumpre uma ambição artística central no Inhotim em relação a obra de uma das artistas mais visionárias de nosso tempo“.

Essa ocasião permite-nos oferecer uma presença permanente para 3 das obras mais emblemáticas de Yayoi Kusama, cada uma delas incorporando uma expressão ambiental nitidamente diferente do universo criativo da artista: a transformação ótica de um espaço escuro em um lugar psicológico de sobrecarga sensorial; um espaço infinito contemplativo; e um jardim de flutuação suspensa composto por inúmeras esferas metálicas pairando sobre a paisagem natural do Inhotim.

A Galeria Yayoi Kusama incorpora os mais altos objetivos do Inhotim de oferecer ambientes únicos para a experiência de obras de arte excepcionais em grande escala para um público amplo e diversificado”.

SAIBA MAIS SOBRE A ARTISTA YAYOI KUSAMA

Yayoi Kusama, nascida em 1929 no Japão, é uma renomada artista plástica conhecida por sua obsessão por pontos e bolas. Desde a infância, demonstrou interesse pela arte, desenvolvendo suas famosas “polka dots“. Suas obras mesclam influências do minimalismo, pop art, surrealismo e expressionismo abstrato. Em 1957, aos 28 anos, mudou-se para os Estados Unidos, onde participou ativamente da cena da pop art e se envolveu em eventos polêmicos. Posteriormente, retornou ao Japão, continuando a expor suas obras ao redor do mundo.

Que tal agendar sua visita a um dos maiores museus a céu aberto do mundo? Fale com a Goya!

LEIA TAMBÉM:

Conteúdo Relacionado