1. Hauser & Wirth New York – 542 West 22nd Street
Esse espaço da Hauser & Wirth é o primeiro edifício de um andar construído especificamente para a galeria. Uma casa para arte e artistas, com obras em exibição no centro da experiência do visitante, o espaço de 36.000 pés quadrados foi projetado por Selldorf Architects, um colaborador de longa data da galeria. O edifício de cinco pavimentos apresenta espaços bem proporcionados e diferenciados, repletos de luz natural e que permitem configurações flexíveis. Localizado no Chelsea Arts District, o projeto contextual do edifício considera o caráter histórico especial do bairro.
2. Gagosian Gallery – 555 West 24th Street
Fundada por Larry Gagosian em Los Angeles em 1980, a Gagosian é uma galeria global especializada em arte moderna e contemporânea que emprega mais de trezentas pessoas em 19 espaços de exibição nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Além de suas galerias, a Gagosian está na vanguarda do mercado digital com salas de exibição on-line inovadoras, programadas para coincidir com as principais feiras de arte, que incluem obras altamente desejáveis dos principais artistas de hoje, preços transparentes, bolsa de estudos histórica e análise de mercado perspicaz.
3. David Zwirner – 525 West 19th Street
David Zwirner é uma galeria de arte contemporânea com localizações em Nova York, Los Angeles, Londres, Paris e Hong Kong, e atualmente representa mais de setenta artistas e propriedades. A galeria tem abrigado exposições inovadoras, singulares e pioneiras em uma variedade de mídias e gêneros. Ativo nos mercados primário e secundário, David Zwirner ajudou a promover as carreiras de alguns dos artistas mais influentes da atualidade e manteve a representação de longo prazo de um amplo grupo internacional de artistas.
4. Gladstone Gallery – 515 West 24th Street
A Gladstone Gallery foi fundada pela marchand Barbara Gladstone, é especializada em arte moderna e arte contemporânea e representa artistas contemporâneos consagrados, incluindo Shirin Neshat, Anish Kapoor e Sara Lucas. A galeria fica localizada em um espaço de 8.500 pés quadrados projetado por Annabelle Selldorf.
5. Greene Naftali – 508 West 26th Street
Fundada em 1995 por Carol Greene, a galeria foi uma das primeiras de Nova York a se localizar em Chelsea. Com artistas expondo em todo o mundo em museus e instituições artísticas, o espaço conta com uma lista diversificada e influente de artistas que demonstram uma forte base conceitual e dedicação ao discurso e a história da arte. Artistas contemporâneos significativos incluem os pintores Jacqueline Humphries, Monika Baer e Jonathan Lasker; escultores Rachel Harrison e Haegue Yang; e os novos artistas de mídia Tony Cokes, Paul Chan e Cory Arcangel. O programa da galeria também inclui figuras históricas críticas como
Tony Conrad, Konrad Lueg e Harun Farocki, e um grupo de artistas emergentes inovadores de uma geração mais jovem – Aria Dean, Jana Euler, Walter Price e Raque Ford.
6. Cavin-Morris Gallery – 529 West 20th Street
A Cavin-Morris Gallery exibe artistas contemporâneos de todo o mundo há quase 40 anos. É especializada no trabalho de artistas contemporâneos que não fazem arte intencionalmente para o cânone mainstream do mundo da arte. Representam gerações passadas e novas de artistas cujo trabalho parece atemporal. Mostram uma seleção eclética de arte de todas as principais regiões do mundo, com foco no incomum e no formalmente surpreendente. Também há um objetivo em cerâmicas contemporâneas funcionais e não funcionais. Exibem trabalhos de artistas de cerâmica ocidentais, bem como trabalhos de artistas do Japão, Coréia e China.
O fio comum que conecta toda essa arte é sua singularidade, sua integridade, autenticidade visionária e seu reflexo da cultura local. A galeria procura o lugar onde os rótulos se tornam irrelevantes e o trabalho permanece urgente, imediato e singular.
7. Clearing – 43 East 78th Street
Com sede em Nova York e Bruxelas, C L E A R I N G concentra-se em jovens artistas contemporâneos e deu a vários artistas emergentes aclamados internacionalmente – incluindo Korakrit Arunanondchai, Marina Pinsky, Calvin Marcus e Harold Ancart – suas primeiras exposições em galerias. Fundada por Olivier Babin no Brooklyn em 2011, o espaço se expandiu para Bruxelas em 2012, permitindo que seus artistas americanos exponham na Europa e vice-versa. Embora C L E A R I N G seja particularmente conhecida por seu trabalho com artistas emergentes. Além disso, também foram organizadas exposições de obras históricas menos conhecidas: o novo espaço de Bruxelas foi inaugurado com uma exposição de obras do falecido escultor austríaco Bruno Gironcoli, cujo espólio é representado pela galeria e, em 2015, apresentou obras de o pioneiro da arte pop britânica Eduardo Paolozzi. No final de 2017, a galeria abriu um espaço adicional no Upper East Side de Manhattan.
8. Half Gallery – 235 East 4th Street
A Half Gallery foi iniciada por William Powers em 2008 no Lower East Side em Manhattan, NYC. Em 2013, a Half Gallery mudou-se para a casa no Upper East Side. Mais recentemente, em 2020, a Half Gallery mudou-se para o culturalmente histórico e vibrante East Village, vizinho à Fundação Brant e ao Instituto Suíço. A Half Gallery exibe artistas emergentes e consagrados, como Ginny Casey, Daniel Heidkamp, Natalie Ball, Andrea Joyce Heimer, Young Lim Lee, Kyle Staver, Rene Ricard, Jantsankhorol Erdenbayar Monsieur Zohore e Hiejin Yoo.
9. Marianne Boesky Gallery – 507 West 24th Street
Desde a sua criação em 1996, a missão da Galeria Marianne Boesky tem sido representar e apoiar o trabalho de artistas internacionais contemporâneos de todas as mídias. A galeria expandiu sua localização principal em 2016 para o espaço adjacente na West 24th Street. Este espaço mais do que dobra a pegada da galeria em Chelsea, permitindo exposições individuais e coletivas cada vez mais ambiciosas que destacam narrativas dinâmicas e paralelos entre artista, mídia e tema. Em 2017, a galeria abriu um local em Aspen, CO, apresentando exposições rotativas de artistas da galeria e artistas convidados para apresentar projetos especiais. A Marianne Boesky Gallery representa atualmente mais de 30 artistas estimados de diferentes gerações e origens. Essas expansões recentes destacam as experimentações contínuas da galeria com espaço e arquitetura, bem como seu compromisso contínuo com as necessidades e interesses de sua lista dinâmica de artistas de todo o mundo.
10. Michael Werner – 4 East 77th Street
Em 1963, Michael Werner abriu sua primeira galeria, Werner & Katz, em Berlim, Alemanha. A Michael Werner Gallery abriu suas portas em Nova York em 1990 com o eventual parceiro Gordon VeneKlasen. A galeria ocupa atualmente a histórica casa geminada da East 77 Street, onde o lendário negociante Leo Castelli manteve sua galeria. A galeria apresenta arte européia e americana moderna e contemporânea. As principais exposições recentes incluem Sigmar Polke: Lens Paintings, Wilhelm Lehmbruck: Sculptures and Etchings e Major Works of Marcel Broodthaers, bem como as primeiras exposições individuais de Hurvin Anderson, Aaron Curry e Enrico David em Nova York.