MARAGOGI
Um conjunto de recifes a poucos quilômetros da costa, águas verde-esmeralda, uma boa quantidade de piscinas naturais perto da orla: assim é Maragogi, o chamado “Caribe brasileiro”. Quando a maré está em seu nível mais baixo, um novo cenário se revela enchendo qualquer um de inspiração. Por isso, é importante se atentar às tabelas das luas e das marés. A palavra de ordem por lá é “admiração”. Por onde se olha se enxerga beleza natural e autêntica, seja caminhando pelos bancos de areia das praias de Antunes e Barra Grande; seja observando os peixes mar adentro nas Galés (as piscinas naturais formadas pelos recifes); ou flutuando em uma bike aquática sobre os corais da Ponta do Mangue.
HOSPEDAGEM QUE AMAMOS: Pousada Antunnina, no trecho mais bonito da orla na Praia de Antunes.
SÃO MIGUEL DOS MILAGRES
Nascido durante a invasão holandesa no Brasil, este é um dos povoados mais antigos de Alagoas. Não surpreende o fato de que os estrangeiros tenham ficado fascinados pela região das piscinas naturais, dos corais, da paz de espírito. Algumas das praias mais sublimes do estado ficam aqui: Toque, Patacho, Porto da Rua… Assim como em Maragogi, para ver a paisagem no auge da beleza, é recomendado checar a tabela das marés – a baixa é sempre mais reveladora! Na água doce do rio Tatuamunha, jangadas conduzem ao chamado Santuário do Peixe-Boi, onde vivem cerca de 10% da população mundial dessa espécie. As ações são limitadas, ecologicamente responsáveis e educativas. O passeio entre manguezais de um verde vivo parece transportar a um mundo paralelo, onde a tranquilidade e a conexão com a natureza são imperativo.
HOSPEDAGENS QUE AMAMOS: Casa Brasileira, que tem em seu quintal um pequeno Jardim Botânico exuberante, com espécies raras da flora alagoana; Pedras do Patacho, localizado na Rota Ecológica dos Milagres.
BARRA DE SÃO MIGUEL
Localizada a cerca de 30 quilômetros de Maceió, Barra de São Miguel também é um destino onde as praias e o azul do mar são protagonistas. Para complementar o cenário inspirador, a região é presenteada com falésias, visitadas a partir dos passeios à praia do Gunga; coqueirais; piscinas naturais; e a belíssima Lagoa do Roteiro, que faz encontro com o mar. Perto dali, vizinho ao manguezal, podemos ver uma manifestação muito típica: a pesca de ostras feita pelos moradores da comunidade de Palateia. Em um misto de tradições culturais e paisagens que abraçam, a Barra de São Miguel se tornou um destino muito procurado por turistas.
HOSPEDAGEM QUE AMAMOS: Kenoa Exclusive Beach Spa & Resort, que além de ser superexclusivo e ficar em um canto tranquilo da praia, segue as mais rígidas cartilhas de sustentabilidade e possui um design maravilhoso.