Há diversos museus e centros culturais incríveis espalhados por diversos países do globo, mas você já se perguntou quais são os museus mais visitados do mundo? Aposto que algum item dessa lista pode te surpreender, viu!
1 – Museu do Louvre – Paris, França
O Museu do Louvre é o primeiro museu do Ocidente, tendo em vista que foi inaugurado em 1793, e é considerado o museu mais visitado do mundo, atraindo anualmente cerca de 10 milhões de pessoas por ano. A coleção do museu dispensa comentários, são mais de 300.000 obras anteriores a 1948, das quais são expostas aproximadamente 35.000. A imensa coleção é organizada de forma temática em diferentes áreas: antiguidades orientais, antiguidades egípcias, antiguidades gregas, romanas e etruscas, história do Louvre e o Louvre medieval, pintura, escultura, objetos de arte, artes gráficas e arte do Islã.
2 – Museu Nacional da China – Pequim, China
O Museu Nacional da China fica localizado em um dos prédios mais importantes e imponentes do país, conhecido como Zhõngguó Guójiã Bówúguan. O local conta com cerca de 40 salões para exibições, incluindo cerâmica, caligrafia, jade e também peças de bronze, além de mais de um milhão de itens da época do Homem de Yuanmou, como também da dinastia Qing. É considerado um dos maiores museus do mundo em exibições e o seu intuito é educar sobre as artes e histórias da China.
3 – The Metropolitan Museum of Art – Nova York, EUA
O Metropolitan Museum of Art apresenta mais de 5.000 anos de arte de todo o mundo para que todos possam experimentar e desfrutar. O Museu fica em dois locais icônicos da cidade de Nova York – The Met Fifth Avenue e The Met Cloisters. Milhões de pessoas também participam da experiência online do The Met. Desde a sua fundação em 1870, o The Met sempre aspirou ser mais do que um tesouro de objetos raros e belos. Todos os dias, a arte ganha vida nas galerias do Museu e através de suas exposições e eventos, revelando novas ideias e conexões inesperadas através do tempo e entre culturas.
4 – Museus do Vaticano – Vaticano, Itália
Os Museus do Vaticano localizam-se em um conglomerado com nove museus principais, são diversos prédios diferentes, que estão interligados: Museu Pio-Clementino, Museu Chiaramonti, Museu Gregoriano Etrusco, Museu Gregoriano Egípcio, Museu Missionário-Etnológico, Museu Gregoriano Profano, Museu Pio-Cristão, Museu Cristão e Museu Profano. Além disso, ainda localizam-se na região a Pinacoteca Vaticana, a Capela Sistina, o Apartamento Borja e as Salas de Rafael. As portas para visitação foram abertas no século XVI e recebem atualmente mais de 6 milhões de visitantes por ano.
5 – The British Museum – Londres, Reino Unido
O British Museum foi fundado em 1753 e abriu suas portas em 1759. Foi o primeiro museu nacional a abranger todas as áreas do conhecimento humano, aberto a visitantes de todo o mundo. Os ideais e valores iluministas – escrutínio crítico de todos os pressupostos, debate aberto, investigação científica, progresso e tolerância – marcaram o Museu desde a sua fundação. O museu possui a maior coleção de artefatos egípcios fora do Egito, contendo cerca de 140 múmias e sarcófagos, incluindo múmias de animais.
Quais desses museus você já visitou?