SP-Arte, a maior feira de arte da América Latina

Compartilhe este conteúdo:

Tendo sua primeira edição realizada em 2005 e sendo antecedida, em São Paulo, pelo Salão de Arte e Antiguidades do Clube Hebraica, a SP-Arte foi a primeira feira de arte contemporânea estabelecida no Brasil, criada por Fernanda Feitosa, que é advogada de formação e colecionadora de arte, nos moldes de grandes feiras internacionais como a Art Basel, a Frieze London e a Art Cologne.

 

Comparativamente à sua primeira edição, a SP-Arte cresceu muito. Em 2005, por exemplo, a feira ocupava 4.500m2 da área do Pavilhão da Bienal, recebia 41 galerias (sendo 40 nacionais e apenas uma internacional) e contava com um total de 6 mil visitantes. Dez anos e edições depois, em 2015, a SP-Arte ocupava incríveis 20.200m2, tendo de ser dividida entre os três andares do Pavilhão da Bienal, recebia 140 galerias (sendo 83 nacionais e 57 internacionais) e já contava com um público de 23 mil visitantes!

sparte01

Em 2023, para a sua 19º edição, a SP-Arte será realizada no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, onde receberá mais de cem expositores, dentre eles galerias de arte, design, editoras e instituições culturais, que trarão milhares de obras modernas e contemporâneas.

 

Uma outra novidade desse ano é a abertura da Casa SP-Arte, um espaço permanente destinado a exposições e eventos ligados às artes visuais em São Paulo. A residência é parte da charmosa Vila Modernista projetada pelo artista e arquiteto Flávio de Carvalho no bairro dos Jardins no final dos anos 1930, a única inteiramente restaurada em sua versão original. Uma mostra de Hélio Oiticica, organizada pela Gomide&Co e sua nova diretora artística Luisa Duarte abre a programação prevista para o dia 18 de março.

 

sparte02

A feira acontece entre os dias 29 de março e 02 de abril, você não vai perder, não é mesmo? Os ingressos estão disponíveis no site do evento: https://www.sp-arte.com

sparte03

Conteúdo Relacionado