A filha mais nova dos Emirados Árabes tem uma personalidade excêntrica, inovadora, superlativa. Não à toa ostenta uma posição privilegiada no livro dos recordes mundiais, com arranha-céus a se perder de vista, um aquário gigante, a maior pista de esqui indoor… Mas nem precisaria de tudo isso para impressionar: o simples fato de ter passado por cima do clima desértico para nascer tão cheia de potência é suficiente para cativar o mundo e provocar uma boa dose de curiosidade.
Abaixo listamos 10 programas especiais em Dubai
1) GASTRONOMIA
A gastronomia é um primor, a cidade concentra restaurantes de alguns dos melhores chefs do mundo como Jean-Georges, Massimo Bottura, Nobu Matsuhisa e Pierre Gagnaire, só para citar alguns. Em junho será divulgada a primeira edição do Guia Michelin Dubai, que promete reunir o melhor da cozinha internacional e regional.
2) BURJ KHALIFA
É considerado o maior prédio do mundo pelo Guiness Book, com 828 metros e 163 andares. É possível subir até os 124 º e 125 º andar no At The Top Observation Deck para se ter uma vista da cidade, do deserto e Golfo Pérsico.
3) GRANDE MESQUITA JUMEIRAH
Um marco nos Emirados Árabes, tem capacidade de 1.200 pessoas e é a única que recebe estrangeiros e não-muçulmanos. É interessante ver de perto os costumes locais, tirar os sapatos em respeito à cultura e até vestir suas roupas na entrada da mesquita.
4) DEEP DIVE DUBAI
Inaugurada em 2021, é a maior piscina de mergulho coberta do mundo. Ao alcançarem as partes mais profundas da piscina (60 metros de profundidade), os mergulhadores entram em contato com uma verdadeira cidade submersa, cheia de adereços para fotos divertidas – de carros conversíveis a mesas de pebolim.
5) DUBAI MALL
O maior shopping do mundo abriga nada menos que 1.200 lojas! De tão grande, há táxis para levar clientes ensacolados por seus corredores infinitos. O shopping também contém o enorme Dubai Aquarium, com 140 espécies de animais aquáticos, incluindo mais de 400 tubarões e arraias; uma divertida pista de esqui indoor; e um cinema supermoderno. Do lado de fora, quando a noite cai há apresentações sequenciais do show das fontes, um divertido espetáculo com fontes dançantes.
6) CONHECENDO A CULTURA LOCAL
O Centro cultural Sheik Mohammed Center for Cultural Understanding organiza refeições em uma casa tradicional no distrito histórico de Al Fahidi com emiratis orgulhosos em narrar a história e crenças dos Emirados Árabes.
7) SOUKS
No distrito de Deira, incensos, pimentas e especiarias provocam os sentidos nos mercados especializados em ouro, tecidos e comida – é “o” lugar para conhecer um pedaço mais autêntico da cidade. Ao lado do The Palm Jumeirah, o complexo Madinat Jumeirah recria um souk antigo com cerca de 75 lojas, bares e restaurantes margeado por um canal artificial, por onde é possível passear de abra, uma embarcação local típica.
8) VIVENCIANDO O DESERTO
Ninguém vai até Dubai e sai ileso do deserto. Para uma experiência imersiva, vale a pena embarcar em uma aventura de 4X4 por uma região mais afastada do centro urbano. Há diversos tipos de passeios, alguns incluindo uma vivência em um acampamento luxuoso em meio às dunas de areia, apresentações de danças tradicionais, jantares à luz de velas e observação de estrelas…
9) PARQUE AQUÁTICO
O Aquaventure é o parque aquático mais concorrido da cidade e tem atrações para todas as idades e perfis, incluindo uma praia particular à beira do Golfo Pérsico. A atração que mais chama atenção, porém, é o Tower of Neptune, um toboágua que começa com uma queda vertical e passa por um tubo de acrílico em meio a um tanque com tubarões, arraias e peixes. No complexo está também o interessante aquário Lost of Chambers, que explora o mito de Atlântida.
10) PALM ISLANDS
Dubai é o berçário das ilhas artificiais. Com cinco quilômetros de comprimento, a The Palm Jumeirah tem formato de palmeira e nasceu para concentrar residências luxuosas, hotéis e torres comerciais. A arquitetura em si já é um grande atrativo.