Campos verdejantes, fardos de feno, chalés cor de mel, muitas flores, vilarejos de uma uniformidade estética singular revelam a personalidade da região de Cotswolds, à oeste de Londres.
A essência rural da Inglaterra se estende por 160 quilômetros, numa área que vai do norte de Bath (cidade dos banhos romanos) até o sul de Stratford-upon-Avon (terra natal de Shakespeare). Por lá, os dias ainda passam lentamente.
As horas não correm, simplesmente andam ao sabor do vento, do canto dos pássaros, do balir das ovelhas. Sem pressa, num cenário deliciosamente bucólico.
Os vilarejos
Quem não gostaria de morar num lugar cercado de beleza? Esse lugar existe. É o vilarejo de Bibury e fica em Gloucestershire, na região de Cotswolds.
Durante a Idade Média, a lã de ovelhas era a mercadoria mais forte da indústria inglesa. Por sua proximidade com Londres, a região de Cotswolds não demorou a prosperar. Vilarejos com casinhas monocromáticas construídas em calcário foram então surgindo para facilitar a comercialização desse produto.
Os anos se passaram, mas parece que por ali, muito pouco mudou. As cidades se mantém muito bem preservadas, guardando os ares de outrora.
Também às margens de um rio, Bibury foi escolhida pelo designer vitoriano William Moris como o vilarejo mais belo da Inglaterra. A cidade se concentra ao redor da praça St. Mary, da igreja e dos chalés cor de mel típicos da região.
As atrações mais visitadas são: a Fazenda de Trutas (Trout Farm) onde é possível pescar sua própria refeição e a Arlington Row, rua com casas do século XVI transformadas em museu. A cidade fica a 18 quilômetros de Stow.
A charmosa Arlington Row, uma fileira de casas de campo junto ao rio Coln que já foi o cenário de filmes, como Stardust e O Diário de Bridget Jones, encanta pela preservação e pelo cenário medieval. ORack Isle e a igreja St. Mary’s Church também valem a visita, além da Bibury Trout Farm, uma das fazendas de trutas mais antigas da Inglaterra.
Além da arquitetura local, você pode aproveitar o passeio pela Roman Road e explorar a rica vida selvagem. Além da opção de dirigir de Londres para Bibury em menos de 2 horas, você pode chegar na vila de trem.
Bibury é encantadora e pitoresca, um lugar cheio de peculiaridades que deve ser visitado durante a sua estadia pelas Cotswolds. As Cotswolds são uma cadeia de pequenas colinas no centro da Inglaterra situadas entre as cidades tentadoras de Stratford-upon-Avon, Bath e Oxford.
É a Inglaterra no seu estado mais puro, com aldeias bonitas de pedra cor de mel, casas senhoriais, igrejas encantadoras, muros de pedra e pubs rurais.
A região está classificada como Area of Outstanding Natural Beauty (Área de Destacada Beleza Natural). Você sabia que é nesta região que se encontra a nascente do rio Tamisa?
O Rio Coln passa por Bibury, ao lado da rua principal, e tem uma abundância de trutas e fauna. As casinhas típicas do século XVII em Arlington Mill são parte de uma famosa foto de Cotswolds e além da arquitetura local, você pode aproveitar o passeio pela Roman Road e explorar a rica vida selvagem.
Como chegar
Cotswolds é uma região espalhada por uma área de 160 quilômetros e conectada por estradinhas que percorrem pequenas fazendas, campos com criação de ovelhas e vilarejos ímpares.
O ideal para fazer esse trajeto é ter um carro a sua disposição, com GPS. De Londres a Bath são 185 quilômetros. De Londres a Stratford-upon-Avon são 145 quilômetros.
Londres é uma das cidades mais cosmopolitas do mundo e tem muito a oferecer para seus visitants, mas se quiser fugir um pouco da grandiosidade da metrópole e mergulhar na Inglaterra em seu estado mais puro, você não pode deixar de visitar Cotswolds e seus vilarejos encantadores.